O Setor Publico tem suas dores, e uma delas é a falta de agilidade em seus processos causadas geralmente pela burocracia.
O conceito de ágil surgiu na indústria de tecnologia como resposta às frustrações sofridas no desenvolvimento de softwares. E é bem aqui que a nossa conversa se inicia, a solução dos problemas de lentidão em processos de tramites se encontram exatamente em ferramentas de softwares.
Para começar a resolver tais questões, é necessário primeiramente que se identifique qual departamento se encontra a maior dor, dentro disso encontrar exatamente qual tarefa em específico que tem adiado o andamento das outras, assim resolver sucessivamente. A partir dos processos identificados, a equipe de servidores públicos responsáveis devem solicitar o recurso para licitação de contratação, tendo a base de qual seja o problema, consegue-se então ter ideia de qual ferramenta se faz necessária e qual tipo de empresa se deve contratar, pois licitação não é só dinheiro, mas também responsabilidade de qualidade. Confira dicas que separamos para você!
Métodos indispensáveis para agilidade Pública:
- Comunicação Interna: Um grande desafio dentro dos órgãos públicos é a falta de comunicação entre os servidores públicos, o que acaba impactando na eficácia de entrega e na resolução tardia dos problemas.
- Planos de trabalhos: Com a comunicação interna estabelecida, é mais certeiro conseguir traçar planos e estratégias de novos projetos para execução das funções de cada departamento, contando com liberdade entre os diferentes setores que existem dentro de cada órgão público.
- Autonomia: Permitir autonomia agiliza processos, mesmo sendo com os membros mais juniores, deixando com que participem das tomadas de decisão do projeto ou permitir que eles tomem decisões sozinhos no meio do caminho.
- Apostar em Tecnologia de Softwares: Contratar ferramentas que automatizam e minimizam detalhes como o Protocolo Online é prático e seguro, pois cada processo ficará armazenado em nuvem.
- Gerenciamento de Processos: Designar responsabilidades e acessos a cada responsável para ter controle ao sistema e conseguir efetuar a ação que seja necessária no momento. Gerenciar é deixar organizado, e somando aos demais pontos mencionados, desta forma é possível alcançar ótimos resultados além de trazer uma rotina de trabalho mais leve e distribuída.
Primeiramente é expressamente importante deixar claro que ao resolver o problema da lentidão no serviço público, inicialmente o que estará sendo destrinchado é a sobrecarga de funções que cada funcionário publico carrega em seu dia a dia, para então os mesmos alcançarem a excelência de entrega dos serviços solicitados pela população.
Diante disso, é necessário conscientizarmos e atualizarmos sempre. Para isso, você pode acompanhar nosso blog para ficar por dentro do conteúdo que trazemos, para além de fornecer soluções, enriquecer cada um com mais conhecimento e notícias sobre a área da administração pública e da política brasileira. Assine nossa Newsletter!
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