Tendências Tecnológicas e Revolução no ano de 2020.
É fato que neste ano, muita coisa mudou e muitas pessoas e situações precisaram dar o seu “jeitinho” para sobreviver. Com a chegada da pandemia causada pela proliferação do vírus COVID-19, grandes mudanças acarretaram em um aspecto de forma geral, tanto na vida pessoal das pessoas, quanto profissional, empresarial, mercadológica, novos hábitos, regras, restrições, etc. Entretanto, um grande aliado da sociedade ganhou mais destaque por se apresentar efetivo e solucionador: a tecnologia.
Uma das características do ser humano é a capacidade que possuem em se adaptar ao meio que se encontra, mesmo que, muitas vezes em situações difíceis. Sua inteligência e persistência auxilia nesse processo e dessa vez, não foi diferente. Além de estudos e testes para a vacina preventiva ao vírus já se encontrarem em estágio avançado, sistemas e soluções tecnológicas foram criadas e reformuladas para resolver problemas que vieram em conjunto à doença. Hoje é possível encontrar e fazer tudo o que ainda não se poderia, através dos dispositivos móveis, o que evita contato físico e o risco de aglomerações. No meio da gestão pública não foi diferente. Confira a seguir 5 tendências tecnológicas do ano de 2020.
1. A luta contra Hackers X Segurança digital
Para começar, cada governo digital e seus respectivos órgãos públicos devem estar preparados contra ataques. As fraudes em todo o mundo visam obter dados preciosos sobre os cidadãos armazenados nos servidores públicos. Além disso, os hackers continuamente inventam novas maneiras de se infiltrar em sistemas protegidos, portanto, os especialistas em segurança cibernética precisam definir medidas adaptativas.
2. Inteligência Artificial: Uma forma de diminuir a burocracia, economizar tempo e dinheiro
Com o extenso volume de dados processados pelos governos, os sistemas de inteligência artificial podem se tornar um ativo valioso. No início do ano, vimos que, para reduzir a fila do INSS, cada servidor teria que lidar com mais de 200 processos por mês. Com a aplicação de soluções que utilizem inteligência artificial os servidores não seriam substituídos, mas ganham uma ajuda considerável no dia a dia do seu trabalho com a automatização de tais processos, como tantos outros.
Dois bons exemplos de automatização de protocolos que circulam e são solicitados em órgãos públicos é o sistema de Procotolo Online e o Sistema Legislativo que por sua vez, ainda disponibiliza votações plenárias de forma online.
3. Ética no uso de dados
Acompanhando o item anterior, um dos problemas mais dolorosos do mundo moderno é a falta de privacidade de dados. O setor público reúne muitos dados e, na grande maioria, sensíveis. Organismos locais e grupos internacionais desenvolverão novos padrões de uso de dados, monitorando seu cumprimento e punindo aqueles que abusarem dos dados. No Brasil, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) já se aplica ao setor público e privado.
4. Cidadãos Digitais
Por meio de dados integrados e com verificações simples de identidade digital, os cidadãos podem obter acesso a serviços rápidos e de alta qualidade: documentos on-line, filas eletrônicas, operações governamentais transparentes, negócios fáceis, informações sobre verbas e novas aquisições da prefeitura local, novos decretos e restrições e muito mais. O Brasil segue bem neste cenário e mais de 500 serviços já estão disponíveis via a plataforma digital Gov.br. O que coopera com a Lei da Transparência e Lei de Acesso à Informação para uma política honesta e cidadãos mais inclusos em sua pátria.
5. Engajamento
Quanto mais pessoas vivem no seu país, mais diversificadas elas são e mais diferentes são as necessidades que elas enfrentam. Para isso, tratar os cidadãos como clientes é uma tendência relevante. Uma boa ideia começa com opções de interação, os órgãos públicos e até mesmo os servidores públicos podem adotar chatbots, assistentes inteligentes, AR e presença on-line em geral, principalmente nas redes sociais para se criar um vínculo com a população.
Se interessou por alguma solução? Fale conosco. Caso ainda exista alguma dúvida ou você tenha entendido que precisa de ajuda de quem entende no assunto, clique no botão a seguir que será um prazer ajudar.
E, se quiser saber mais sobre o mundo da gestão pública você pode nos acompanhar através do nosso blog ou é só preencher os campos abaixo que estará assinando nossa Newsletter.