Importância da Administração Pública

A Administração Pública é uma das áreas mais bem pagas do mercado e a sua estabilidade é mais um fator que soma para ser também, um dos setores mais concorridos.

Embora exista a formação específica de Gestão Pública, para se tornar um servidor público você pode alcançar tal objetivo por outros meios, tais como concursos, através de uma atuação específica na área de formação acadêmica, como por exemplo psicopedagogas nas assistências sociais ou jornalistas, na área de comunicação da prefeitura municipal, ou você pode se tornar um servidor público por meio do “cargo de confiança”, que nada mais é que a indicação do prefeito atual à uma posição de confiança.

Mas afinal o que faz um administrador público?

O administrador público é o profissional qualificado para gerir recursos financeiros, tecnologia, insumos e pessoas nas entidades estatais. É um desdobramento das Ciências da Administração, que tem características específicas para justificar a criação de um Tecnólogo. Ou seja, um agente responsável por servir a população em determinadas funções e extensões públicas, como hospitais, CRAS, centros recreativos, escolas públicas municipais, entre outros.

Entretanto, a atuação pode ocorrer tanto em órgãos públicos, autarquias, fundações públicas, quanto em empresas estatais e delegatórias de serviços públicos. Achou confuso? Vou te explicar.

Órgãos públicos – Divisões internas dos municípios, estado ou Distrito Federal, são as instituições públicas responsáveis pelas atribuições específicas como cuidar da segurança, transporte público, educação etc.

Autarquias – As autarquias são entidades criadas pela legislação com o objetivo de serem administradas de maneira destacada dos governos.

Fundações públicas – Já as fundações públicas apresentam algumas diferenças em relação à forma como são criadas, embora sigam uma lógica parecida com a das autarquias. Aqui, o ente público destaca uma quantidade de bens e de capital financeiro e, a partir desses recursos, cria-se uma organização com finalidade específica.

Empresas estatais – As empresas estatais geralmente estão ligadas às atividades econômicas realizadas pelo Estado, embora também possam prestar serviços públicos. 

Delegatárias de serviços públicos – Por sua vez, as delegatórias são as organizações privadas que recebem o direito de explorar uma propriedade do estado ou de prestar serviço público.

Tendo noção disso não fica difícil entender qual a importância da Administração Pública.

A importância da Administração Pública

Corresponde à gestão de serviços públicos, atividades de fomento e poder de polícia. Os primeiros são prestações voltadas para necessidades comuns; os segundos, programas de incentivos; e os terceiros, atividades de restrição à liberdade ou propriedade em benefício coletivo. O administrador exerce grande responsabilidade e tem muita visibilidade em suas funções. Os benefícios também são interessantes, pois os ganhos do gestor público são compatíveis e, em alguns casos, superiores ao salário de Administração.

Portanto, para trabalhar na área exigisse muito amor e responsabilidade pelo cargo, por lidar com pessoas que, inclusive estão sendo servidas por tais funções, é preciso muita maturidade e resiliência, pois como outras profissões, ser um administrador público tem seus desafios.

É de extrema importância falarmos sobre o assunto e conscientizar a todos os envolvidos para que juntos possamos construir um país melhor. Acesse nosso site e conheça todas demais soluções, acompanhe nosso blog caso interesse em saber mais sobre o assunto e aprender mais sobre o mundo da política e trâmites da administração pública.

Acompanhe nossas redes sociais: