Portal de informação para as câmaras, por que investir nesse sistema?

Todo cidadão tem direito em ter facilidade quanto o assunto é Gestão Pública. Isso quer dizer que essa clareza não deve ocorrer somente quando o mesmo vai presencialmente até um órgão público, mas também, quando ele recorre ao site da instituição. Por isso, é muito importante que as prefeituras invistam em plataformas em que o cidadão consiga ter acesso a tudo aquilo que ele deseja, desde solicitar algum processo ou ter informações sobre serviços ou gastos, por exemplo. Portanto, o intuito em ter um portal governamental é para facilitar a comunicação, entre os serviços públicos, mas, principalmente, entre servidor e população, pois caso o cidadão precisar de qualquer referência, o mesmo pode acompanhar no site. Em tempos de pandemia, oferecer esse tipo de serviço é muito mais viável, pois destacamos sempre a importância da prevenção e evitar aglomerações.

Cada vez mais, instituições como as Prefeituras, estão implantando sistemas que facilitam o dia a dia do cidadão. Outro órgão que está investindo nesse protocolo são as Câmaras Municipais. Mas aí entra sempre o questionamento, o que pode ser divulgado em um portal legislativo? Nesse caso, o cidadão pode recorrer a essa plataforma para se informar com relação ao que foi discutido numa sessão parlamentar, por exemplo. Mas um portal da câmara, pode conter informações, como licitações, projetos de leis, possíveis pautas para as sessões, decretos, até mesmo dados sobre os representantes do seu município. Isto é, não podemos deixar de destacar que o objetivo principal, seja de uma prefeitura ou câmara, é que o cidadão tenha Acesso à Informação. São inúmeras vantagens, quando é implementando essa ferramenta na instituição, pois além de proporcionar segurança e transparência à população, o órgão público, no caso a câmara, atenderá também todos os requisitos do Ministério Público.

No entanto, o que todos acham é que ter um site governamental, o layout tem que ser “engessado”, isto é, básico e não intuitivo. Porém, isso não acontece mais! Hoje, qualquer portal, seja de prefeitura ou da câmara, pode contar com desenvolvimentos de sites com a estrutura de um portal de empresa privada, por exemplo. Por isso, é importante seguir os conceitos e princípios da UX Designer, pois a característica fundamental dessa metodologia é transmitir a melhor experiência do usuário, ou seja, a interface do site terá aparência agradável, principalmente, as cores, espaçamentos e a identidade visual que representa o município.

Caso a Câmara do seu município não disponibiliza ainda desse recurso, a Plenus poderá ajudar. Oferecemos um sistema completo que atende todas as normativas do Ministério Público, ou seja, Transparência e Lei de Acesso à Informação, além de deixar o seu “cartão de visita”, isto é, o seu site muito mais intuitivo e visual.