Por que é tão importante o lockdown?

Há um ano, o mundo precisou parar e analisar estratégias de como enfrentar um desafio que até então nunca foi visto nessa geração. O Covid-19 trouxe medos, ansiedade e, acima de tudo, incertezas, principalmente aos donos de empresas. Diferentemente da pandemia de 1918, em que o vírus da Gripe Espanhola também se alastrou, o número de casos foi bem inferior, até porque antigamente, por exemplo, não tinha tantos meios de transmissão como hoje, ou seja, há cem anos o fluxo de pessoas circulando entre os continentes não eram tão altos como hoje. Consequentemente, mesmo que em todos os lugares tivesse a probabilidade de contágio, o mesmo era muito menor do que a pandemia que estamos enfrentando.

Em decorrência a esse amplo número de casos, foi necessário pensar em alternativas como o lockdown. Na prática, esse termo é um tipo de medida de segurança, geralmente imposta pelo governo de sua cidade ou estado. O lockdown consiste no bloqueio obrigatório de alguns serviços, com o objetivo de manter a população em casa. Esse método se aplica em cima de atividades não essenciais, ou seja, são liberadas apenas os deslocamentos das pessoas para comprar alimentos, transporte de doentes ou outras situações emergenciais. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, a transmissão do coronavírus ocorre a partir do contato com objetos contaminados, secreções ou comunicação direta com indivíduo infectado. Desta forma, mesmo que tenha as vacinas para imunizar as pessoas, as estatísticas de quem já se vacinou são muito baixas, por isso, ainda é necessário o método do lockdown.

Em meio de uma pandemia em que os casos estão cada vez mais críticos, a adoção dessa prática é de extrema relevância, pois quando há o confinamento existe a redução do número de infectados e, por sua vez, a quantidade de pacientes nos hospitais é menor. 

Por fim, o lockdown não tem um tempo específico para terminar, isso vai variar muito com os dados fornecidos pelo boletim epidemiológico de cada região ou se o governante da sua cidade irá flexibilizar algumas ações ou serviços.