MARKETPLACE COMPRAS PUBLICAS

As compras públicas têm sofrido grandes mudanças durante a pandemia, assim como todo o resto do mercado.

Porém, atualmente o governo federal estuda implantar uma nova plataforma de comércio eletrônico nas compras públicas. Para isso, iniciou um debate com empresários e sociedade em geral em uma audiência pública. No marketplace, espécie de shopping virtual que reúne vendedores ou prestadores de serviços em um só lugar, servidores e gestores públicos terão acesso à um site que reunirá produtos de várias empresas credenciadas. A escolha dos itens poderá ser realizada em poucos cliques e a compra finalizada imediatamente. A ideia é iniciar o processo nas contratações realizadas via dispensa de licitação.

A nova forma de compra inverterá a atual lógica de contratação no setor público. Atualmente, o governo informa o que deseja adquirir ou contratar e os fornecedores se adequam aos requisitos exigidos. No novo modelo, empresas já estarão credenciadas no marketplace para oferecer diversos produtos e o gestor público terá a possibilidade de escolher de forma simples e rápida, o produto que mais se adéqua às necessidades do setor público. Aquisição de mesas e cadeiras são exemplos de compras que podem ser aperfeiçoadas com a plataforma virtual.

“O marketplace é mais uma das inovações no âmbito do aprimoramento do Comprasnet. A partir dessa audiência pública ingressaremos em semanas de intenso diálogo com o mercado para conhecer as ferramentas e anseios das empresas”, explica Renato Fenili, secretário adjunto da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.

Em relação a transparência, o modelo permite uma competitividade maior entre as empresas. A medida trará celeridade, pois funcionará como uma prateleira com várias propostas, que facilitará a fase de pesquisa de preços por parte dos órgãos.

Caso, tenha interesse em saber mais sobre o assunto, e aprender mais sobre o mundo da política e trâmites da administração pública, você também pode acompanhar o nosso Blog.

Acompanhe nossas redes sociais: