Como a transformação digital chegou à Gestão Pública

Sabemos que a transformação digital já é uma realidade para muitas empresas. Porém, esse conceito vai muito além de simplesmente contar com sistemas ou soluções que facilitam processos, que antes eram feitos manualmente, por exemplo. Neste caso, os próprios produtos devem ter a tecnologia como parte daquilo que oferecem, a IoT é um exemplo disso. 

No setor público, caso pensarmos neste método, podemos ressaltar que é como um caminho para melhorar o desempenho, aumentar o alcance das empresas e, acima de tudo, buscar melhores resultados. Lembrando que a transformação digital na administração pública não visa somente os lucros que podem ser aplicados, mas também, no serviço eficiente e menos custoso.

Quando ressaltamos o avanço tecnológico, no Brasil, por exemplo, já dá sinais de engajamento na gestão pública, tanto é que em alguns setores já foi incluso o uso de plataformas tecnológicas, com o objetivo de atender as demandas da população. Mas, para que isso aconteça, a recomendação é contratar softwares que solucionem questões pontuais, como é o caso da utilização da nuvem.

Podemos destacar a transformação digital dentro da gestão pública por meio da Assinatura e Certificado Digital, isto é, esses métodos permitem que mais documentos sejam digitalizados e compartilhados através do mundo digital. Sem contar que as instituições públicas podem reduzir o uso de papel e de processos burocráticos para validação de identidade. Já o Certificado Digital, auxilia na emissão de notas fiscais de modo automático, evitando assim, fraudes e garantir a coleta correta de tributos.

Portanto, a transformação digital pode proporcionar uma série de vantagens para as organizações, como:

  • mais facilidade para finalizar as tarefas;
  • acesso mais rápido às informações;
  • mais eficiência no uso dos dados;
  • controle de processos mais bem executado;
  • melhoria do atendimento para o público-alvo.