Para montar um planejamento de comunicação, é preciso entender o pensamento estratégico do órgão em questão.
O plano de comunicação consiste em um documento que estabelece os pontos necessários para atingir uma comunicação efetiva com o público, alcançando assim os objetivos almejados. A divulgação dos conteúdos deve ser definida de acordo com as estratégias e ferramentas adotadas, tais como: redes sociais, portais da transparência pública, serviço de informação ao cidadão, com a divulgação eficiente das informações, atendendo às necessidades do cidadão, cumprindo as exigências dos órgãos de controle quanto à transparência, lei de acesso à informação e acessibilidade digital. Para ter um plano eficiente você precisa seguir alguns passos, confira a seguir.
Definir os objetivos
O 1° passo é descobrir o que se deseja passar com a mensagem, sem isso sua comunicação pode estar fadada ao erro. A partir do momento em que você estabelece os objetivos a serem alcançados, o plano de comunicação torna-se mais executável.
Conhecer o público
Descubra quem é o público-alvo com quem você deseja falar. Analise o comportamento, idade, classe social e pesquise as necessidades, os hábitos e preferências do perfil que for apresentado, a fim de elaborar mensagens simples, criativas e objetivas para ter o alcance certeiro da mensagem.
Diagnosticar canais de comunicação
Mapeie os canais mais efetivos para conversar com o tipo de publico alvo já identificado nos passos iniciais. Os canais de comunicação direcionam como e onde será lançada a mensagem em questão para obter um maior alcance dos conteúdos produzidos.
Analisar custos
É preciso dedicar um tempo para a elaboração do orçamento do plano. Quanto investimento é necessário para o plano sair do papel? É importante detalhar os custos envolvidos, pois ficará mais fácil remanejá-los caso seja necessário realizar adequações.
Elaborar execução do plano
Agora que você entendeu o que fazer, para quem, através do que e quanto será gasto, é necessário elaborar um cronograma de execução com todas as estratégias que serão convertidas em ações, e assim encontrar o melhor dia e horário para alcançar tal perfil. Com esse planejamento, é possível fazer correções a qualquer tempo e sem maiores prejuízos.
Com o plano de comunicação, é possível definir com maior clareza o quem são os munícipes que se interessam pelas informações do seu órgão e como agradá-los, de forma em que serão advogados da equipe de gestão atual (administradores públicos em geral), porque sempre que algo nos agrada, nós fazemos boa propaganda gratuita sobre o assunto, e nesse caso não é diferente. Uma dica extra que podemos fornecer é a terceirização do serviço com empresas especialistas em serviços do tipo e também no segmento de Gestão Pública, o que faz uma grande diferença, assim alivia a carga do servidor que pode ficar apenas a frente do projeto enquanto a equipe contratada executa as funções mais detalhadas.
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